Rota Histórica das Linha de Torres
English      Português
Áreas

Mostrar Áreas:
Ordenar estas Áreas por:

Concelho de Arruda dos Vinhos
2 3
Concelho do distrito de Lisboa, Arruda dos Vinhos, dista da capital cerca de trinta e seis quilómetros, para Norte. Abrange uma área de 77.7 km2, distribuída por quatro freguesias.
 
Turisticamente pertence à Entidade Regional de Turismo do Oeste.
 
Faz fronteira a Norte com o concelho de Alenquer; a Oeste, com Sobral de Monte Agraço; a Sudoeste, com Mafra; a Sul, com Loures; e a Este com Vila Franca de Xira.
http://portugal.veraki.pt/
Concelho de Loures
2 4
Criado a 26 de Julho de 1886, o concelho de Loures pertence à Área Metropolitana de Lisboa e localiza-se na margem direita do rio Tejo. Com uma área de 168 quilómetros quadrados e cerca de 200 000 habitantes, o concelho é um território rico em contrastes, onde coexistem diferentes modos de vida e de paisagens, numa associação harmoniosa entre o meio rural e o ambiente urbano.

Loures é um concelho em mudança, com um extenso património natural, histórico, cultural e edificado, com mais-valias reconhecidas na produção vitivinícola na região de Bucelas, no abastecimento de produtos agrícolas à AML, na indústria de conteúdos audiovisuais e na plataforma ribeirinha do Parque das Nações, sem abdicar da existência de uma moderna rede de infra-estruturas públicas e de saneamento básico, de modernas acessibilidades viárias e equipamentos colectivos de lazer.
O mosaico humano, constituído por gentes de várias nacionalidades, religiões e etnias que habitam o concelho, é outro dos traços distintivos que acentuam a sua multiculturalidade.

Concelho de Mafra
3 6

Integrado no distrito de Lisboa, o concelho de Mafra ocupa uma área de 290.7 km2, distribuída por 17 freguesias, quatro das quais com sede em vila (Azueira, Ericeira, Mafra e Malveira).
 
A vila de Mafra está situada numa colina, cercada por dois vales onde correm as ribeiras conhecidas por Rio Gordo e Rio dos Couros.
 
O concelho é limitado pelos concelhos de Torres Vedras, a Norte; Sobral de Monte Agraço, a Nordeste; Arruda dos Vinhos, a Este; Loures, a Sudeste; Sintra, a Sul; e pelo oceano Atlântico, a Oeste.
 
Mafra apresenta uma grande diversidade morfológica sendo o concelho possuidor de uma extensa costa atlântica, onde pequenas praias são geralmente enquadradas por arribas rochosas ou falésias.
 
Também de destacar neste concelho é a Tapada de Mafra, criada no reinado de D. João V como parque de lazer para o monarca e da corte e onde existem javalis, veados e gamos, sendo uma área protegida.

Concelho de Sobral de Monte Agraço
3 12
Integrado no distrito de Lisboa, o concelho de Sobral de Monte Agraço abrange uma área de 52 km2, distribuída por três freguesias: Sobral de Monte Agraço, Sapataria e Santo Quintino.
 
Está situado a dois quilómetros da margem direita do rio Sisandro e a cerca de 40 quilómetros de Lisboa, sendo limitado a Sudoeste, pelo concelho de Mafra; a Sudeste, pelo concelho de Arruda dos Vinhos; a Noroeste, pelo concelho de Torres Vedras; e a Nordeste, pelo concelho de Alenquer.
 
Sobral de Monte Agraço é um concelho com um relevo acentuado e irregular, apresentando vales apertados onde correm cursos de água, de regime torrencial.

Concelho de Torres Vedras
5 27

Torres Vedras é um concelho do distrito de Lisboa, cuja sede concelhia se situa a cerca de 50 quilómetros, para Norte, da capital de distrito.
 
Com uma área de 405.9 km2, distribuída por 20 freguesias, Torres Vedras faz fronteira a Norte, com o concelho da Lourinhã; a Este, com o de Alenquer; a Sudeste, com Sobral de Monte Agraço; a Sul com o concelho de Mafra; e a Oeste, tem o Oceano Atlântico.
 
Os principais recursos hidrográficos deste concelho são os rios Sizandro e Alcabrichel. O primeiro nasce junto a Patameira de Baixo (lugar da freguesia de Dois Portos) e desagua no oceano, junto à Praia Azul, no local designado por Foz do Sizandro, recebendo como afluentes os ribeiros de Gradil ou Pedrulhos, Safarujo, Alpilhão, Cuco ou Ilhas, Lamorosa, Cheleiros ou Dois Portos. O rio Alcabrichel nasce perto de Aldeia Grande (lugar da freguesia de Maxial) e desagua no oceano em Porto Novo (lugar da freguesia de Maceira), tendo por principais afluentes o Ribeiro do Caniçal, o Ribeiro da Pedra do Sino, a Regueira da Fonte do Casal, a Regueira do Vale Grande e o Rio da Várzea.
 
Na área deste concelho, estão registadas três nascentes de água mineral: na freguesia de A dos Cunhados, as Águas Santas do Vimieiro; na freguesia de Matacães, as Termas dos Cucos; e na freguesia de Ventosa, as da Quinta de Charnixe.
 
Em redor da cidade existem diversas matas, das quais se destacam o pinhal de Penafirme e a Quinta de Paio Correia.
http://portugal.veraki.pt/
 

Concelho de Vila Franca de Xira
2 4
Vila Franca de Xira é um concelho do distrito de Lisboa, com uma área de 293.9 km2, distribuída por 11 freguesias. A vila e sede do concelho dista cerca de 29 quilómetros de Lisboa e está situada na margem direita do rio Tejo, no Ribatejo.

O concelho de Vila Franca de Xira é limitado a Norte pelos concelhos de Alenquer e Azambuja (separado deste e em pequena parte do de Azambuja pelo curso do Tejo); no extremo Nordeste, pelo concelho de Salvaterra de Magos; a Este, pelo concelho de Benavente (separado pelo rio Sorraia); a Sul, pelo estuário do Tejo e pelo concelho de Loures; e a Oeste, pelos concelhos de Loures e Arruda dos Vinhos.

É atravessado pelo rio Tejo que nele começa a alargar o seu vasto estuário, formando três ínsuas, abrangidas na área do concelho: o Mouchão da Póvoa, o Mouchão do Lombo do Tejo e o Mouchão da Alhandra. Na margem direita fica a zona mais acidentada do concelho, mas também a mais populosa e mais industrializada; na margem esquerda, fica a vasta lezíria ribatejana, cortada pela estrada do cabo e ainda por cursos de água que fazem a drenagem das terras baixas e inundáveis, além do Sorraia, o Mar de Cães, o Esteiro do Vinagre, a Aberta do Infante, o esteiro do Ruivo, entre outros.
http://portugal.veraki.pt/
Rota Histórica das Linha de Torres
10 60