Acerca do eXcitingTrails

Objectivos

O objectivo geral da iniciativa eXcitingTrails é a divulgação e promoção inovadora de áreas e locais de interesse turístico e interpretativo de Portugal.

Por um lado, oferecer aos Visitantes uma experiência mais rica das visitas turísticas e respectiva interpretação a parques naturais ou a centros urbanos ou históricos das cidades. A sua experiência torna-se desta forma mais rica, completa e rigorosa, com base na integração de diferentes conteúdos, designadamente percursos, pontos de interesse, espécies naturais, e outra informação de contexto, suportada por diferentes formatos multimédia, tais como mapas, textos, imagens e áudios.

Por outro lado, oferecer às Organizações promotoras desses locais (e.g., Autarquias, Associações de Turismo, Parques Naturais) mecanismos eficientes e autónomos para a  gestão, actualização e disseminação destes mesmos conteúdos. Notar que esses conteúdos poderão ser disponibilizados neste portal via Web, poderão opcionalmente ser integrados nos sites institucionais das Organizações (e.g., via formato RSS), e também na aplicação SIQuant MobileTrails em PDA (preferencialmente com GPS).

Créditos

A iniciativa eXcitingTrails é promovida e coordenada pela empresa SIQuant, com a colaboração do instituto de investigação INESC-ID e da empresa ZPX - Interactive Software.
Solutions
A iniciativa eXcitingTrails oferece um conjunto orquestrado de aplicações que tiram partido de diferentes tecnologias, designadamente: WebTrails, MobileTrails, MobileEvents e 3DTrails.



O WebTrails é a aplicação central que consiste num sítio Web (disponível em http://www.percursosportugal.com), que permite a gestão e disseminação da maioria dos conteúdos envolvidos, suporta a gestão de eventos (e.g., anúncios, registo de interessados, suporte móvel ao evento, e divulgação de resultados e de experiências), e promove ainda a constituição de uma comunidade social de interessados e participantes.

O MobileTrails é a aplicação específica para dispositivos móveis com as funcionalidades típicas de um guia turístico móvel, sem exigir ligação à rede, e que pode tirar partido do sistema GPS para apoiar e enriquecer a experiência de visitação.

O MobileEvents é a aplicação específica para dispositivos móveis que tira partido do sistema GPS para suportar e enriquecer a realização de eventos de carácter competitivo ou lúdico, do tipo "caminhadas", "passeios" ou "peddy papers". Esta aplicação exige a ligação à rede Internet ou rede móvel GSM pelo menos no inicio e fim dos eventos, por motivos de sincronização de informação, e.g. para estabelecimento dos dados iniciais do evento, ou apuramento de resultados finais.

O 3DTrails é a aplicação de realidade virtual que permite a visualização e navegação 3D dos locais de interesse, com visitas predefinidas ou controladas directamente pelos visitantes, com jogos e desafios lúdicos nesses locais virtuais. Esta aplicação e respectivos conteúdos podem ser disponibilizados em quiosques multimédia e ou em sítios Web.