Parque Natural Sintra-Cascais
English      Português
Áreas

Mostrar Áreas:
Ordenar estas Áreas por:

Pedra Amarela Campo Base
1 2
O Pedra Amarela Campo Base situa-se na encosta Sul da Serra de Sintra, sobre o Concelho de Cascais. Concebido de acordo com o espírito scout / guide e integrado no centenário do movimento fundado por Banden Powell, o Pedra Amarela Campo Base é um campo internacional, aberto a todos os utilizadores que pretendam beneficiar das suas instalações e localização.
 
Com o Pedra Amarela, a Cascais Natura pretende promover o usufruto do património natural e cultural do Parque Natural de Sintra-Cascais. O campo e as suas actividades são concebidos segundo o princípio da sustentabilidade e com minimização dos impactos ambientais.
Quinta do Pisão - Parque de Natureza
2 7 1

A Quinta do Pisão de Cima, propriedade da Santa Casa da Misericórdia, situa-se a Norte do Concelho de Cascais, no sopé da Serra de Sintra, e compreende 450 hectares de área totalmente inserida no Parque Natural de Sintra-Cascais.

A intervenção humana nesta área (que fica na transição entre zona urbana e a Serra de Sintra) resultou no surgimento de novos habitats e nichos ecológicos, que são hoje importantes para a preservação da natureza. Contudo, a actividade agro-silvo-pastoril foi sendo abandonada e a interrupção das práticas agrícolas, bem como da gestão florestal, traduz-se no declínio dos agrossistemas e da biodiversidade associada.

O Eco-Parque do Pisão pretende salvaguardar este património ecológico, cultural e histórico de elevada importância para o Concelho de Cascais, perpetuando uma interacção produtiva entre a actividade humana e o espaço natural. Culturas agrícolas para a fauna, criação de sebes, promoção e protecção da floresta autóctone e a criação de zonas húmidas combinam-se neste projecto para maximizar o desenvolvimento da vida selvagem na zona. 

O projecto prevê ainda a recuperação do degradado património arquitéctónico associado à Confraria de Porto Côvo, que remonta ao século XVI, nomeadamente capela e celas, bem como todos os edifícios e equipamentos utilizados para apoio às actividades agrícolas, como estábulos, fornos e poços.