Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG)
English      Português
Home
O Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) localiza-se na região Norte de Portugal (Minho-Lima, Cávado, Alto Trás-os-Montes) abrangendo os concelhos de Arcos de Valdevez, Montalegre, Ponte da Barca, Terras de Bouro e Melgaço, totalizando uma área de 70 290 ha. Destes, 5 275 ha pertencem ao Estado (Matas Nacionais sob gestão do ICN), 45 577 ha são terrenos baldios e a restante área é propriedade privada. O P.N.P.G. é a única área protegida nacional que possui a categoria de Parque Nacional, o nível mais elevado de classificação das áreas protegidas.
Featured Trilhos (More...)

Percurso de Paradela
O Percurso de Paradela tem início na Porta do Parque, em Paradela, terminando no mesmo local. É um trilho que privilegia a diversidade paisagística desta região do Parque. A albufeira de Paradela domina a paisagem, também marcada pelas extensas manchas de carvalhal, pelos vales e corgas formados pelos vários cursos de águas existentes e pelas aldeias rodeadas pelos prados de lima.
Percurso do Pé de Cabril
O Percurso do Pé de Cabril tem início na Portela de Leonte, junto à antiga casa do Guarda Florestal, e termina na aldeia de Campo do Gerês. Desenvolve-se em plena Serra do Gerês, ao longo de um velho trilho com cerca de 7 quilómetros.
Percurso dos Prados da Messe
O Percurso dos Prados da Messe tem início na Portela de Leonte e termina em Albergaria. Desenvolve-se em plena Serra do Gerês, ao longo de um velho trilho com cerca de 11 quilómetros, percorrendo vários currais/prados de montanha.

Featured Pontos de Interesse (More...)

Capela do Senhor da Boa Morte
A capela do Senhor da Boa Morte localiza-se na Inverneira da Ameijoeira e é onde o povo se reúne para celebrar a festa do lugar, no início do mês de Setembro. Esta é uma das muitas capelas espalhadas pelas várias Brandas e Inverneiras que constituem a freguesia de Castro Laboreiro. O território montanhoso do Norte de Portugal é marcado pela presença constante da fé. Igrejas, capelas, alminhas, cruzeiros, calvários e santuários são elementos marcantes da paisagem e materializações da fé dos...
Castelo e Espigueiros do Lindoso -Inicio
Começamos o nosso caminho na Porta do PNPG instalada no Castelo do Lindoso, um marco da nossa identidade, fundado nos inícios século XIII e classificado como Monumento Nacional desde 1932. Trata-se de um magnífico exemplar de arquitectura militar medieval que nunca deteve qualquer estatuto jurídico-administrativo, pois integrou-se sempre na Terra da Nóbrega, circunscrição territorial sob a administração do castelo de Aboim da Nóbrega. Entre 1662 e 1664 foi ocupado pelos espanhóis, na sequência...
Portela
Encontra-se numa portela, um local de passagem natural que permite a fácil ligação das duas vertentes desta elevação. Este local separa duas linhas de água: a Corga de Azevedo (Sul) e a Corga do Gato (Norte).
Rio Cávado
O rio Cávado corre num vale fluvial, cuja origem se deve à instalação do curso de água numa zona de falha. Neste local podemos observar duas formas de erosão fluvial: os depósitos (também designado por clastos ou ainda calhaus rolados), que apresentam dimensão e composição variadas e um formato arredondado, e as marmitas de gigante, cavidades peculiares resultantes do efeito do atrito dos sedimentos transportados pela corrente fluvial contra o leito...

Featured Espécies (More...)

Cabra-montesa
Esta espécie encontrava-se extinta em Portugal desde finais do século XIX, tendo regressado nos últimos anos ao território do Parque Nacional, vinda de Espanha. É característica de zonas montanhosas com grandes escarpas, paredes abruptas e blocos rochosos. É um animal de médio porte (peso geralmente inferior a 100kg), que apresenta cornos persistentes em ambos os sexos, de cor castanho-grisáceo e manchas pretas na parte anterior das patas. Alimenta-se de ervas, flores e rebentos.
Lobo-ibérico
É uma espécie em perigo. Vive em grupo (alcateias de 3 a 10 indivíduos), em meios montanhosos, alimentando-se de corço, coelho, javali e também de gado bovino, equino, caprino e ovino.